Um pouco de história sobre as personalidades da computação

A disciplina de História da Computação tem como objetivo propiciar aos alunos o conhecimento acerca dos principais eventos históricos da área da computação a fim de desenvolver a capacidade de relacionar a história e suas teorias com o atual estágio científico e proporcionar base potencial para atividades futuras.

Dentre os diversos temas estudados e atividades desenvolvidas na disciplina, temos a atividade “Personalidades da Computação” na qual os alunos escolhem alguma personalidade de qualquer geração da evolução da área que tenha contribuições significativas e apresenta um estudo sobre a vida e obra dela, além de trazer dados atualizados que podem ajudar a quem se interessar em conhecer um pouco mais sobre tal personalidade como: livros, filmes, museus dentre outros canais de comunicação.

Estamos disponibilizando aqui, a título de informação e curiosidade, os trabalhos produzidos pelos alunos da disciplina de História da Computação da turma 2019/2. Sabemos que os dados não se limitam ao que foi relatado nestes trabalhos pois, como atividade acadêmica, cada projeto apresentado, depende do empenho dos alunos em desenvolver uma pesquisa mais ou menos aprofundada. De qualquer maneira, considero todos estes relatos um bom caminho para conhecer algumas personalidades da computação e suas contribuições.

Boa leitura!

Profa Dra Patricia Cristiane de Souza


Lista de Trabalhos

Personalidade: Alan Kay

Grupo: Cristtian Leonardo Carvalho Lima, Edison Camilo da Silva Filho, Guilherme Almeida de Oliveira, Mateus Brandão Pereira, Vinicius Leandro Almeida dos Santos.


Personalidade: Alan Turing

1o Grupo: Delfio Alexandre Choi, Guilherme Henrique Boaventura, Gustavo Beraldo Ferreira.

2o Grupo: Gabriel K. Rondon, Marcelon Hack, Moacyr, Plínio Junior Almeida


Personalidade: Grace Murray Hopper

Grupo: Anny Alice Maniezzo, Gabriel Henrique de Morais Porceli, Izaac Geraldo Ormond Junior, Joao Antonio de Zabotte Barbosa, Lucas Kenzo Mariano, Luiz Fernando da Mota Carvalho.


Personalidade:  John McCarthy

Grupo:  Clécio Franca dos Santos, João Vitor Pereira dos Santos, Leandro Crivelatti, Nathalia de Souza Leite, Victor de Silva Brito.


Personalidade: Larry Tesler

Grupo:  Anderson Vilhena Andrade, Antonio Kerkfoff, André Luis da Silva, André Rodrigues Sant’Anna, Luiz de Almeida Rodrigues, Lucas Ayala Ferreira.


Personalidade:  Timothy John Berners-Lee

Grupo:  Bruna Keiko Hatakeyama, Carlos Daniel de Souza Silva, Ivanildo Cesar Neves, Leony Tamio Hatakeyama, Victor Hugo Maranholi.