UFMT lança plataforma colaborativa com informações da Universidade

Composto por 260 sites abrigados dentro de seu portal, que prestam informações de processos de unidades acadêmicas e administrativas de todos os seus Câmpus, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) conta, a partir desta quinta-feira (23), com um caminho mais fácil para que todos tenham acesso ao conteúdo desejado e certificado pela instituição: a wiki.ufmt.
“Encontrar uma informação sobre determinado procedimento no portal da UFMT, às vezes, não é uma tarefa simples. Pensando nisso, buscamos uma solução e desenvolvemos a wiki.ufmt. Foi um trabalho capitaneado pelo Escritório de Projetos e Processos, que conta com o apoio das Secretarias de Comunicação e Multimeios e de Tecnologia da Informação e que, pela sua característica colaborativa, permanecerá em constante atualização, ofertando informações de qualidade sobre a Universidade”, conta o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva.
O professor Thiago Ventura, diretor do Escritório de Projetos e Processos (EPP), explica que as Universidades são órgãos complexos, contando com diversos setores, que, por sua vez, possuem vários procedimentos. Desta forma, a comunidade acadêmica tem dificuldades de conhecer os detalhes de cada procedimento, gerando dúvidas, erros em processos e, consequentemente, desperdícios de tempo e recursos. “Pensando nisso, surgiu a ideia de disponibilizar em uma linguagem clara e de fácil acesso como cada procedimento da UFMT funciona”, afirma.
“A wiki.ufmt visa facilitar a inserção, atualização e acesso de informações sobre os diversos procedimentos da UFMT. Ela está no mesmo formato da Wikipedia, no qual a colaboração entre os usuários tem o potencial de fortalecer a qualidade das informações contidas na plataforma”, completa.
Benefícios e colaboração
O diretor do EPP lembra que o trabalho foi iniciado em agosto do ano passado. “Foi feito um enorme trabalho para adicionar mais de 300 páginas na wiki.ufmt, para que a plataforma já trouxesse utilidade aos seus usuários desde seu lançamento. Entretanto, a essência da wiki é ela estar em constante atualização, assim como os processos existentes em uma organização. Queremos beneficiar a comunidade acadêmica, mas desejamos também que ela mesma contribua com o crescimento da wiki.ufmt, inserindo novos conteúdos e melhorando os já existentes”, aponta.
 Dentre os benefícios que a wiki.ufmt trará, o docente destaca a centralização das informações relacionadas ao funcionamento dos procedimentos da UFMT; a facilidade de inserir e atualizar informações, evitando que as mesmas fiquem desatualizadas; a possibilidade de colaboração da comunidade acadêmica para que o conteúdo da plataforma esteja em constante crescimento; e a economia de tempo dos servidores por diminuição de erros em processos e de atendimento para resolução de dúvidas.
“A wiki.ufmt é destinada a toda a comunidade acadêmica. O mais importante é que qualquer pessoa pode realizar a inserção de novos conteúdos ou a atualização de alguma página, bastando para isso se registrar na plataforma. O conteúdo passará por uma moderação e em um curto período de tempo ficará disponível para todo o público”, finaliza o diretor.
Acesse – e colabore – com a wiki.ufmt.